segunda-feira, 30 de junho de 2014

Tirando o passaporte!

Olá, boa tarde!

Hoje fomos a um posto da Polícia Federal aqui de São Paulo para tirarmos nosso primeiro passaporte! =)
Vou contar como foi, pois ouvimos de tudo um pouco sobre isto!

Primeiramente, deve-se solicitar a emissão do passaporte neste link. Lá é só preencher com seus dados pessoais e no final escolher o posto de atendimento mais próximo. No nosso caso, escolhemos o posto da Lapa.

Quem estiver precisando do documento, aconselho já pedir a emissão O MAIS BREVE POSSÍVEL. Pois o prazo demora bastante. Nós marcamos em Março e só conseguimos para agora, final de Junho! Porém, há aqueles casos de sorte. Após marcar a data e horário dá para consultar e remarcar, tem quem consiga remarcar até para o dia seguinte... Mas não tivemos esta sorte rsrs

O próximo passo é o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União). O valor que pagamos foi de R$ 156,07. Após este pagamento que é possível fazer remarcações de data e horário!

- Os documentos necessários são (todos originais):
1. RG ou outro documento oficial de identificação com foto
2. CPF
3. Título de Eleitor
4. Comprovante de voto da última eleição ou documento que comprove que está em dia com a justiça eleitoral.
5. Reservista, para os homens.

No dia do agendamento, deve-se chegar com um pouco de antecedência, pois o atendimento é feito literalmente de acordo com o horário agendado. Lá eles vão chamando de 5 em 5 minutos. No nosso caso marcamos para 11:05 e 11:10. Então eles chamaram todas as pessoas marcadas para 11:05 confirmaram os nomes e depois os de 11:10 e assim sucessivamente. (Houve apenas uns 15 minutos de atraso. Por isso é importantíssimo chegar na hora).

Nesta primeira chamada eles conferem todos os documentos e nos encaminham para tirar a foto. Lá é só aguardar numa fila e rapidinho o atendimento é feito!

Sobre a foto é algo que quero falar. Quando dissemos que íamos tirar o passaporte, várias pessoas falaram para tomar cuidado com roupa, maquiagem e cabelo. Mas pelo o que vi hoje, posso dizer com propriedade que isto é MITO. Várias mulheres estavam maquiadas, sem roupa social e com o cabelo solto! E não tiveram nenhum problema. Eu como sou medrosa, fui praticamente com a "cara lavada", camisa e cabelo para trás. O resultado foi uma foto horrível hahahaha Mas tudo bem!! Isto serve para os homens também, estavam, na maioria, com roupas casuais e alguns com a barba por fazer.

Após tirar a foto os procedimentos acabaram. Nosso passaporte ficará pronto dia 11/07 e só nós podemos retirá-lo.

Além de tudo isto, quero dar duas dicas sobre algo que observamos hoje:
1. Não parem o carro nos estacionamentos próximos ao posto, pois o valor varia de R$15-20,00 a primeira hora e 10,00 as demais. O que é um valor super caro. Pelo menos onde fomos, conseguimos parar na rua à 300m do local. Só foi preciso procurar um pouquinho!
2. Evitem marcar horário próximo ao meio dia, pois vários dos funcionários saem para almoçar e o atendimento fica muito mais demorado.

Acho que é isto ;)

Beijos!

2 comentários:

  1. Olá Letícia, excelente explicação.
    Adorei seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudine! Obrigada pela visita e pelo cometário!! =D

      Volte sempre ;)

      Beijos

      Excluir

Oiii... Quero muito saber a sua opinião!!

PS: Se não conseguir falar conosco por aqui, use o menu contato (que está lá em cima do lado direito) =D