sexta-feira, 27 de março de 2015

Primeiro mês na Austrália!!

Olá amigos, tudo bem??

Primeiramente, quero pedir miil desculpas por demorar tanto para atualizar o blog!!

Tenho muita coisa para contar!! =D Vou separar por tópicos:

- Cidade: Brisbane é linda e isto é fato! Amo ainda mais a cidade a noite... É tudo iluminado e no centro tem alguns prédios que ficam coloridos... É realmente muito bonito!

Aqui é tudo muito organizado e limpo! Adoro passear pelas ruas da city e ficar olhando as lojas! Tem algumas ruas que não passam carros, é só pra pedestres mesmo, então dá pra passear tranquilamente!

Ai na foto tem o arco da Queen St! Ele está localizado na rua principal do centro, onde tem várias lojas, restaurantes, shoppings...

Pela cidade tem vários parques, mas por enquanto só fui pra South Bank! Fica pertinho de casa e da escola e dá pra ir andando! Na verdade, faço praticamente tudo andando aqui... Esta é uma vantagem de morar no centro!

Adoro South Bank por que dá pra ir fazer caminhada, dá pra juntar os amigos, nadar na praia artificial ou simplesmente deitar na grama e relaxar! Há alguns dias atrás fui com os amigos da escola! Dizem que lá é muito bonito a noite, mas ainda não fui pra ver! Mas irei com certeza hahaha


- Information Planet: Pra quem ainda está escolhendo a agência a dica que tenho para dar é escolher alguma que tenha escritório na cidade em que irá morar, pois faz toda a diferença!

Quando cheguei fui lá IP e recebi todo o auxílio necessário e até hoje vou sempre lá. Vou pra pedir ajuda com relação a algo específico ou somente para conversar!

Esses dias fui lá para tirar o Taxi File Number (TFN), um documento que todo mundo deve fazer quando chegar na Austrália e a Renata me ajudou no processo. (Mas é bem simples! Fazemos a solicitação pela internet e recebemos pelo correio alguns dias depois).

- Comida: Não gasto muito dinheiro com comida porque evito comer na rua. Em um mês fui no mercado 3 vezes e nas duas últimas comprei poucas coisas, pois comprei bastante na primeira compra, então só preciso manter!

Eu cozinho sempre no fim de semana e já deixo as porções prontas para todos os dias da semana!

Pra mim é um desafio cozinhar porque não cozinhava no Brasil, mas acho que está dando certo hahah Mas também só faço coisas simples, tipo arroz, macarrão, nuggets, purê, carne moída, bife... Essas coisas! Estou MORRENDO de saudade de feijão hahaha

E infelizmente estou fazendo parte da estatística que diz que as mulheres engordam na Austrália! =(
Não sei quanto engordei porque aqui não tem balança nas farmácias como no Brasil, mas tenho certeza que já ganhei uns kgs!

Duas verdades sobre comida: Vegemite é horrível hahaha e TimTam é maravilhoooooso!! Acho que ele tem uma grande parcela de culpa nos meus quilinhos a mais hahahah!

- Passeios: Ainda não conheci muitos lugares, mas fiz um passeio de CityCat nos primeiros dias.

CityCat é barco que é meio de transporte aqui, mas como eu fiz, pode ser usado para conhecer a cidade! Ele vai de ponta a ponta da cidade. No dia que fui, fiz apenas um lado e gostei muito!! Deu pra ver a Story Bridge que é bem famosa aqui!



Paguei com o GoCard e acho que gastei $8 ida e volta. Mas vale a pena!

No dia que fui, foi no meu primeiro sábado aqui! Antes de vir, eu havia criado muita expectativa para os primeiros dias, pois estaria com o Edu... Mas aconteceu tudo ao contrário! Fiquei sozinha... Todas as meninas do apartamento estavam viajando e o único amigo que tinha até então, também tinha ido viajar! Fiquei muito triste... Ai bate aquela carência, mas aqui não podemos nos deixar abater! Foi ai que resolvi sair sozinha!! Dizem que todas as pessoas que vão para outros países tem algo a ser trabalhado, e no meu caso tenho certeza absoluta que é a INDEPENDÊNCIA! Sou muito dependente de pessoas para fazer tudo, mas aqui estou tendo que lidar com a situação de estar sozinha durante muito tempo e não poder deixar de fazer nada! É muito difícil, mas estou tentando fazer a minha parte!


Outro lugar que já conheci foi Coolongatta, uma praia em Gold Coast. É maravilhooooso!! Fui com um grupo de mais ou menos 12 pessoas e foi bem divertido! O único problema é que choveu praticamente o dia todo... Mas durante a tarde fomos contemplados com uma abertura do céu e ai que deu para ver mesmo a beleza da praia! Não consegui tirar foto, porque estava dentro da água hahaha Estou apaixonada por este lugar... Com certeza voltarei!

A foto não ficou muito boa, porque o céu estava muito nublado! Mas tentem imaginar a beleza deste lugar com sol! Se a água já está clara, imagina com o céu aberto! É lindo deeeeemais!

Fui de trem e também paguei com o GoCard. Para chegar nas praias, precisa pegar o trem e um ônibus. Não sei exatamente quanto gastei, mas foi aproximadamente $25 ida e volta!


- Amigos: Aqui é muito fácil conhecer novas pessoas... E é engraçado porque conversamos somente por alguns minutos e parece que já nos conhecemos há tempos! Antes de vir eu lia em vários lugares que quando se está em outro país os sentimentos são muito mais aflorados... E é verdade! As amizades são fortes, pois os amigos são as únicas pessoas que temos aqui. Quando precisa rir ou chorar são eles que nos escutam e nos confortam. Por mais que eu fale com meus pais, irmãos e com o Edu todos os dias, a falta que um abraço faz é absurda! E quando se tem um amigo por perto, dá para diminuir bem o sentimento de solidão!

Eu adoro as meninas do apartamento, tive sorte de morar aqui por infinitos motivos!!

Na escola minha maior amiga é uma taiwanesa, a Emma! Ela é uma fofa e estamos sempre juntas!


Algumas pessoas dizem que temos que "evitar" brasileiros...Eu discordo completamente!!! Se eu não tivesse brasileiros para conversar aqui não sei como estaria! É óbvio que temos que falar inglês o máximo possível, mas tem coisas que são impossíveis de serem ditas em outro idioma, então é necessário ter alguém que te entenda de verdade! Graças a Deus tenho a Bárbara, Solange, Juliana e Grazi!!

- Escola: A Langports realmente é incrível como todas as pessoas falam! Tem uma boa estrutura, ótimos professores e a metodologia de ensino é muito boa!

Eles possuem um método exclusivo de ensino, que é denominado de UFO (U - Use of English; F - Focus on Language Skills; O - Options to specialise).

No primeiro dia de aula, fiz várias provas para saber o meu nível em cada habilidade. E fiquei surpresa com o resultado. Fui classificada como nível 3!! Para quem nunca estudou no Brasil, achei muito bom!! 

A aula começará às 09.00hs e fico na escola até às 15:30hs. Não tenho apenas uma turma, pois cada aluno, após as avaliações, recebe seu próprio horário. As aulas são dadas, literalmente, de acordo com seu nível. 


Eu vim com o inglês muito básico então a primeira semana na escola foi MUITOOO difícil!! Me dava vontade de chorar, eu juro!! Eu via algumas pessoas falando que estava fácil e eu me matando, pois tinha que entender o inglês e entender a matéria! Mas eu tive azar porque minha primeira semana foi a número 10! Na escola, você estuda 10 semanas em cada nível e se estiver apto, evolui. Então conforme as semanas vão passando, vai ficando mais difícil e eu comecei literalmente na pior!! Todas as segundas temos provas e a minha primeira nota foi horrível!! De 30 questões acertei apenas 12!! Fiquei desesperada... Mas nas segundas também temos um espaço para conversar com o professor e ele me disse que era normal e que eu não tinha que me preocupar tanto! 

As semanas seguintes foram mais tranquilas... Voltou para a semana 1 e eu consegui entender mais as coisas.. Minhas notas foram subindo, na segunda prova acertei 22 de 30 e na terceira 26 de 30! Fiquei um pouco mais feliz... Mas só um pouco hahaha É difícil explicar, mas já estou há mais de um mês aqui e não  consigo ver muita diferença no meu inglês. Eu tenho muita dificuldade para falar, sou muito tímida e o medo de errar acaba fazendo com o que eu não fale. Mas preciso mudar isto JÁ!! Quando completei 1 mês parei para pensar e não é fácil estar aqui então tenho que aproveitar ao máximo todos os momentos, não posso deixar de fazer as coisas por medo do que os outros vão pensar! Todo mundo está aqui no mesmo barco... Tem muita gente que já fala muito bem, mas com certeza já passaram pelo o que estou passando! É muito importante já vir sabendo alguma coisa, pois o sofrimento é menor!! Se você que está lendo tiver oportunidade de estudar ai no Brasil antes de vir, estude!! Faz muita falta não saber coisas simples...

Mas agora já me sinto mais tranquila para ir no mercado, banco, conversar com algumas pessoas na rua... Mas ainda estou muuuuito longe do objetivo! Com certeza precisarei ficar mais tempo aqui, mas para isto preciso de um emprego... Mas este é assunto para outro post, pois este aqui já está grande demais!! Hahaha

Na escola tenho vários amigos! É muito legal ouvir as outras culturas e costumes, pois conheço pessoas da Colômbia, Japão, Taiwan, Coréia, China... Nesta foto estão as pessoas que estudaram comigo na primeira semana... Alguns mudaram de turma, alguns são os mesmos e tem vários novos, mas não tenho uma foto atual!! =(



Muuuito obrigada se você leu até aqui =D Eu sei que ficou enormeee... Mas vou tentar não ficar mais um mês sem postar nada no blog!! 

Se tiverem qualquer dúvida, por favor me mandem uma mensagem! 

Fiquem com Deus!! 

Beijos,



3 comentários:

  1. Tudo bem Leticia?
    Muito bom saber que está tudo indo bem no seu primeiro mês!
    Muito bacana a forma como vc coloca as palavras, sem esconder as partes ruins ou seus medos. Esta honestidade e transparencia nas palavras faz com que o laço criado entre quem escreve e quem lê seja mais forte.
    Lhe desejo muita força ai do outro lado do mundo e aguardo os proximos relatos.
    É isso aí :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Leticiaa!! To amando seu blog! Posta mais pra gente ler!
    Vou pra Brisbane em fevereiro...espero que voce ainda esteja por ai!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Letícia, achei seu blog por acaso, na verdade estava procurando a idoneidade da UpStudy, e acabei encontrando esse blog simplesmente MARAVILHOSO!!!!!!!!!!
    Como dito antes, a forma com que você descreve a sua experiência, nos faz perder aquela ideia dourada de que tudo vai ser perfeito e coloca mais os nossos pés no chão, estou lendo há alguns minutos e já me ajudou bastante as minhas metas e perspectivas para a minha viagem á Gold Coast. Muito obrigado pelas dicas e por compartilhar as suas experiências.

    ResponderExcluir

Oiii... Quero muito saber a sua opinião!!

PS: Se não conseguir falar conosco por aqui, use o menu contato (que está lá em cima do lado direito) =D